terça-feira, 4 de setembro de 2012




UM CONVITE PARA UM CHÁ, UM CONVITE À FANTASIA

No dia 04 de setembro, ocorreu mais uma contação de história que faz parte do Circuito de Narrativas do projeto Baú de Histórias promovido pelo SESC Ler em parceria com a Secretaria de Educação.
Desta vez, o espetáculo ficou por conta do Grupo Cia Fio de Ariadne, de Joinville, que apresentou  a peça “ENTRE A ROSA E A ESPADA”. A história tem como cenário a cozinha e a sala de uma casa aconchegante em que duas mulheres aguardam o público para contar algumas de suas histórias prediletas. Entre uma história e outra, em meio a cheiros e bordados, elas recordam momentos importantes de suas vidas, expõem seus afetos, tecem laços. Os leões, unicórnios, reis e princesas presentes nos contos fazem parte do universo fantástico de Marina Colasanti. Entre a Espada e a Rosa, Entre o Leão e o Unicórnio e Longe Como o meu Querer - os contos preferidos delas, são repletos de símbolos que revelam algo de essencial presente em cada mulher. Ao final da peça foi servido um delicioso chá para todos os alunos presentes.
Por se tratar de uma peça mais “intimista”, o público teve de ser limitado, para que o espetáculo não perdesse suas características.
O evento foi realizado na E. M. Teresinha Correa Agostinho,  em duas sessões, uma no período matutino e outra no vespertino e foi apresentado para alunos do 6º ano, 7ª e 8ª série.






Oficina “Brincadeiras Cantadas”: cultura e prática pedagógica

Nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, professores da Educação Infantil e Séries Iniciais da rede municipal participaram de uma oficina oferecida pelo SESC Ler intitulada “Brincadeiras Cantadas”, ministrada pela assessora Camila Mafra, fundadora do grupo de Educadores Brincantes de Florianópolis – Roda Viva.
A proposta do Projeto nesta temática é de apresentar as diferentes formas de manifestação destas cantigas e oferecer uma programação dinâmica e interativa.  Objetiva preparar educadores para desenvolver o tema cantigas de roda, cirandas e brincadeiras cantadas.
As cantigas de roda, brincadeiras cantadas ou cirandas são um tipo de canção popular, atreladas ao ato de brincar.  Com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local. Letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música geralmente coreografada. O que faz destas músicas uma brincadeira são suas letras simples e recheadas de rimas, repetições e trocadilhos, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória.
A parceria entre a Secretaria de Educação e Sesc Ler têm possibilitado aos professores e as escolas da rede municipal participar de atividades culturais, enriquecendo ainda mais  a prática pedagógica. 
 Confira as fotos da oficina!







Adicionar legenda












PROJETO “TIPOS DE SOLO” É SELECIONADO PARA FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS

A escola José Schimborski apresentou o projeto “Tipos de Solo”,  Na II Feira Regional de Ciências e Tecnologia (FECITEC) e II Mostra Científica de Santa Catarina (MOCISC), realizada no dia 30 de agosto, na Universidade do Contestado (UNC) Campus Canoinhas. Nessa etapa, participaram projetos de escolas de toda região do Planalto Norte.
O projeto foi desenvolvido pela professora Ana Lopes Vieira, com a turma do 4ºano e teve por objetivo fazer com que os esducandos conheçam os tipos de solo, além de reforçar a importância da conservação do  solo para a atividade agrícola, visto que nosso município tem como principal atividade econômica a agricultura.  





No evento, o projeto foi apresentado pelas alunas  Cassiane Woidella Rodrigues e Maria Eduarda Nenevê.
O projeto “Tipos de Solo” ficou em 2º lugar na categoria II B – I Ciclo do Ensino Fundamental (Anos Finais) e, portanto, está classificado para a etapa estadual que acontecerá em Concórdia nos dias 25 e 26 de outubro, promovida pela UNC, com o apoio do CNPq.
A secretaria de Educação parabeniza a escola, a professora e os alunos pela iniciativa!
Confira as fotos do evento!