terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL REPRESENTAM A 26ª REGIONAL NA CONAE ESTADUAL


Nos dias 07, 08 e 09 de setembro, foi realizado a II Conferência Estadual de Educação de Santa Catarina (Conae/SC), A CONAE ESTADUAL, em Florianópolis.
Participaram do evento a professora Ana Maria Lopes Vieira representando os Conselhos Municipais de Educação da 26ª Regional, e a professora Marilda de Souza Krull, representando os Pais da 26ª Regional.
A discussão nas plenárias foi iniciada no dia 07 e foi bem produtiva, com debates acirrados. Para tanto, no domingo, dia 08, se estendeu até às 22h, e a finalização dos trabalhos foi realizada na manhã do dia 09.
O documento resultante das discussões representa os anseios dos diversos segmentos, e é mais um passo na construção de uma sociedade democrática.
A secretaria de Educação parabeniza as professoras da rede municipal que representaram nossa região nesse evento que é tão importante para o futuro da Educação.
Veja as fotos:









quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SEMANA DO FOLCLORE


Folclore é o saber do povo, tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. A maneira de viver, o jeito de entender o mundo, o modo de se de se expressar por meio das palavras e da arte, tudo isso é Folclore, ou melhor, cultura popular.
Como o Brasil é muito grande, em cada região do povo brasileiro se expressa de maneira diferente, apresentando brincadeiras, danças, cantigas e vocabulário próprios ou típicos, como se costuma dizer.


 O N.E.M Juliana Tomporoski Krull, realizou várias atividades para promover o dia do Folclore comemorado no dia 22 de Agosto. O trabalho envolveu professores de várias áreas e mobilizou a escola, além de promover a interdisciplinaridade, assim, conhecer e estudar o folclore significa contribuir para que se mantenha viva a tradição de um povo.
Pensando nisso, a turma do 4º ano, sob coordenação da professora Luciane Karvat França, aproveitaram a data de 22 de agosto e comemoraram o folclore brasileiro de uma maneira diferente. Trouxeram para a escola o Bumba meu Boi, ou Boi Bumbá, ou Boi de Mamão como é conhecido em Santa Catarina.
Uma lenda não muito comum em nossa região, mas não menos importante para o resgate da cultura e tradição popular.

Alguns alunos passavam nas salas de aula contando a lenda e saiam. Em seguida, os alunos recebiam a visita do “boi” em suas salas, causando espanto e admiração não só dos alunos, mas de todos os funcionários da escola. Em sala de aula, os alunos do 4º ano já haviam trabalhado a lenda e confeccionado um Bumba Meu Boi de material reciclável.
Lembramos que a verdadeira educação se faz com a construção do conhecimento e com a participação efetiva de todos os envolvidos no processo.A Secretaria de Educação parabeniza a escola Juliana Tomporoski Krull pela iniciativa!

Confira as fotos:









ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARTICIPAM DA III MOCISC


Os alunos Almir Augustinho de Almeida Junior e Josete Andressa Pinto Angeli do N.E.M João Batista Pontarolo, acompanhados pela professora Maria Amélia Damaso da Silveira participaram da III MOCISC, realizada dia 28 de Agosto, na UNC - Campus Porto União. O projeto apresentado na feira intitula-se: ”Elaboração de herbário com plantas medicinais no Núcleo Escolar João Batista Pontarolo – Bela Vista do Toldo SC”, e tem como objetivo identificar as espécies de plantas medicinais e apontar o índice de utilização das mesmas, pelos alunos da referida escola.
A Secretaria de Educação parabeniza os alunos, a professora e a escola pela iniciativa!
Confira as fotos do evento: