terça-feira, 4 de setembro de 2012


Oficina “Brincadeiras Cantadas”: cultura e prática pedagógica

Nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro, professores da Educação Infantil e Séries Iniciais da rede municipal participaram de uma oficina oferecida pelo SESC Ler intitulada “Brincadeiras Cantadas”, ministrada pela assessora Camila Mafra, fundadora do grupo de Educadores Brincantes de Florianópolis – Roda Viva.
A proposta do Projeto nesta temática é de apresentar as diferentes formas de manifestação destas cantigas e oferecer uma programação dinâmica e interativa.  Objetiva preparar educadores para desenvolver o tema cantigas de roda, cirandas e brincadeiras cantadas.
As cantigas de roda, brincadeiras cantadas ou cirandas são um tipo de canção popular, atreladas ao ato de brincar.  Com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local. Letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música geralmente coreografada. O que faz destas músicas uma brincadeira são suas letras simples e recheadas de rimas, repetições e trocadilhos, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória.
A parceria entre a Secretaria de Educação e Sesc Ler têm possibilitado aos professores e as escolas da rede municipal participar de atividades culturais, enriquecendo ainda mais  a prática pedagógica. 
 Confira as fotos da oficina!







Adicionar legenda











Um comentário:


  1. Pozdrowienia z Królestwa Syneloi z życzeniami radosnego życia przez najbliższe tysiąc lat.

    Cóż więcej jest warte od twego życia?

    ResponderExcluir